Você já ouviu falar em saúde ocupacional? Esse campo tem ganhado cada vez mais destaque dentro da área da saúde, segurança do trabalho e gestão de pessoas devido a sua relação direta com condições de trabalho. Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
O que é saúde ocupacional?
A saúde ocupacional consiste em práticas desenvolvidas dentro do espaço de trabalho com o intuito de prevenir problemas de saúde físicos ou mentais. Ou seja, são uma série de práticas executadas dentro das instituições buscando promover o bem estar os seus colaboradores.
Esse setor é obrigatório dentro de todo tipo de instituição, independente do porte. Sua atuação está diretamente ligada a práticas de segurança do trabalho, clima e cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Afinal, o foco é garantir condições dignas de trabalho.
Qual o objetivo da saúde ocupacional?
O objetivo da saúde ocupacional é promover um espaço de trabalho saudável, seguro e digno para os colaboradores. Para isso, existem diversas normas e diretrizes que buscam regular esse tipo de ação, de acordo com o contexto laboral de cada setor.
Por exemplo, existem regras de saúde ocupacional para quem trabalha em escritórios que são diferentes de quem trabalha com mineração. Com isso, o foco é proteger os trabalhadores, evitar acidentes e incentivar o bem-estar em diversos aspectos envolvendo o físico, mental e a segurança.
Segurança e saúde ocupacional
A segurança e saúde ocupacional estão intimamente ligadas no sentido de que ambas buscam garantir o bem-estar dos funcionários no espaço de trabalho. Enquanto a segurança do trabalho está preocupada com aspectos que busquem evitar acidentes, a saúde ocupacional está voltada para a promoção da saúde física e mental.
Quais as principais medidas de saúde ocupacional?
As principais medidas de saúde ocupacional são:
- Exames admissionais;
- Exames demissionais;
- Exames periódicos de trabalho;
- Ações coletivas de incentivo (outubro rosa, novembro azul…);
- Oferta de benefícios e planos de saúde;
- Garantia de material de trabalho seguro e atualizado;
- Cultura e clima organizacional positivo e muito mais!
Qual a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador?
A principal diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador está relacionada ao momento em que elas acontecem. A saúde ocupacional geralmente envolve um espaço de trabalho, enquanto a saúde do trabalhador está voltada para aspectos como previdência ou tratamentos relacionados ao trabalho de forma mais geral.
Qual a diferença entre medicina do trabalho e saúde ocupacional?
A saúde ocupacional, como vimos, visa promover o bem-estar dos funcionários de uma instituição. Já a medicina do trabalho é um campo dedicado a cuidados, tratamentos e medidas relacionadas ao trabalhador de forma geral.
Importância da saúde ocupacional
A saúde ocupacional é fundamental para a promoção de espaços de trabalho saudáveis e preocupados com o bem-estar de seus colaboradores. O seu papel é crucial em garantir a segurança que o colaborador precisa para poder executar as suas funções de forma efetiva e sem prejuízos para a sua saúde e produtividade.